sábado, 19 de janeiro de 2013

Um pouco de cultura

Ontem a noite eu estava conversando com um grande amigo meu, e ele perguntou o que eu estava fazendo e eu disse q estava lendo (Um amor para recordar - Nicholas Sparks) e que eu também estava escrevendo algumas coisinha , e do nada a nossa conversa se tornou super interessante, nós começamos a falar de cantores, poetas e pintores que realmente eu admiro muito, e uma coisa que me chamou a atenção foi quando ele disse se eu conhecia o Cazuza? Quem não conhece o Cazuza né? Ele é simplesmente incrível... Mas na verdade ele me perguntou se eu conhecia a música Codinome Beija-Flor... Eu disse que não, mas como eu sou curiosa fui pesquisar, mas não pesquisei só a letra em si, eu pesquisei a análise e eu achei várias, mas todas tratam do mesmo assunto, mais uma me chamou a atenção e resolvi compartilhar com vocês

Bom na análise esta escrito que a música trata de uma traição

"Pra que mentir
Fingir que perdoou
Tentar ficar amigos sem rancor
A emoção acabou..."
Nessa parte o eu-lírico mostra que não há a necessidade de um fingimento, não há necessidade de mais mentiras com essa tentativa de voltar uma amizade que não mais existirá; quando diz que a emoção acabou ele mostra que o que dava o encanto ao relacionamento não existe mais, não há mais aquela ansiedade de ver e esperar pela pessoa amada, não existe mais aquele friozinho na barriga, a emoção acabou.

"Que coincidência é o amor
A nossa música nunca mais tocou..."
Nessa parte há uma metáfora, onde mostra a música como símbolo do amor, se a música nunca mais tocou é porque o amor já não se faz mais presente, por isso a coincidência, ou seja, sem presença da música é o mesmo que ter acabado o amor.

"Pra que usar de tanta educação
Pra destilar terceiras intenções..."
O eu-lírico relata que sua amada tentou usar de educação com a finalidade de obter coisas das quais ele desconhecia, por isso diz terceiras intenções.

"Desperdiçando o meu mel
Devagarzinho, flor em flor
Entre os meus inimigos, beija-flor..."
A amada esta desperdiçando o mel com os outros, ou seja, ela desperdiçava o amor que deveria ser destinado ao eu-lírico com outros, nesse caso os inimigos dele; enfim pode se dizer que ela o estava traindo

"Eu protegi o teu nome por amor
Em um codinome, Beija-flor
Não responda nunca, meu amor
Pra qualquer um na rua, Beija-flor..."
O eu-lírico protegeu o nome da amada em um codinome BEIJA-FLOR, então toda vez que se fala em beija-flor entende-se que ele está falando dela. Ele diz pra ela nunca responder se chegarem a lhe chamar de beija-flor, pois ele relatou o que estava acontecendo no relacionamento deles a algumas pessoas, porém não disse o nome dela, apenas a chamou de beija-flor, e assim as pessoas tentaram descobrir quem é a suposta traidora chamando aquelas que lhe parece serem a opção de beija-flor

"Que só eu podia
Dentro da tua orelha fria
Dizer segredos de liquidificador..."
Ele relata que antes do ocorrido, era apenas ele quem contava a ela os segredos mais guardados, os segredos mais miúdos, mais triturados, ou seja os segredos de liquidificador

"Você sonhava acordada
Um jeito de não sentir dor
Prendia o choro e aguava o bom do amor
Prendia o choro e aguava o bom do amor."
Apesar de tudo ele vê o lado bom da amada mesmo depois do ocorrido, dizendo que ele regava, aguava, cuidava o lado bom do amor existente entre os dois, querendo que aquele lado prevalecesse, porém quando fala que ela prendia o choro faz menção aos sentimentos ruins, de tristeza e frustração com aquele amor, sentimentos esses que ela trazia dentro de si

Bom eu adorei a análise, embora essa análise possa não ser a verdadeira, eu achei que ficou maravilhosa
OBS: Muitos dizem que o beija-flor poderia ser o nome que o Cazuza usava para o nome de Ney Matogrosso, pois a mãe do próprio Cazuza alega que eles tiveram um romance....

E aí o que acharam da análise?



Um comentário:

  1. Nossa que legal... Eu achei que a análise tem muito à ver com à música e que se encaixou bastante... Eu fazendo a análise não passaria nem perto de fazer uma como está. kk... =D

    ResponderExcluir